O tratamento de ozônio na água é um método alternativo de purificação da água que consiste na injeção do gás ozônio para eliminar impurezas e gerar um ambiente que evita a proliferação de microrganismos.

Nos Estados Unidos, o ozônio é considerado como um tratamento seguro pela FDA (Federal Drugs and Administration, equivalente à Anvisa de lá), e já é reconhecido como um dos melhores tratamentos para água no mundo. Inclusive, diversas cidades utilizam o tratamento com ozônio nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Japão, França, Holanda, EUA e Canadá são alguns dos países que já utilizam este tratamento normalmente em suas estações municipais. 

Uma das principais vantagens do tratamento de ozônio na água é a eficácia na eliminação de impurezas e patógenos. O ozônio é capaz de oxidar e destruir uma ampla variedade de contaminantes, como bactérias, vírus, fungos e compostos orgânicos, de forma rápida e eficiente. Como comparação, o ozônio é 3.120x mais rápido que o cloro em sua ação de oxidação. 

Além disso, o ozônio é um oxidante poderoso que pode remover odores indesejáveis, incluindo compostos orgânicos voláteis (VOCs) presentes comumente em indústrias, e melhorar o sabor da água.

Outra vantagem do tratamento de ozônio na água é a sua capacidade de remover as cloraminas, que são um dos resultados da reação do cloro com as impurezas da água. As cloraminas têm um cheiro característico e desagradável, e podem ter efeitos adversos na saúde, como agravar problemas alérgicos respiratórios (rinite, bronquite, asma) e ressecar a pele e cabelos. O ozônio é capaz de remover esses compostos, proporcionando uma água mais pura e segura para humanos e animais.

Por último, o custo de operação de um gerador de ozônio para tratamento de água é baixíssimo. O investimento inicial costuma ser mais alto do que o tratamento convencional com cloro, porém ele rapidamente se paga por não haver necessidade de compra, armazenagem e reposição de “cartuchos de ozônio” ou de comprar produtos químicos. O ozônio é produzido no próprio local a partir da eletricidade e do ar ambiente.

Vantagens:

1- O mais poderoso e rápido oxidante
2- Extremamente eficaz na eliminação de impurezas orgânicas, incluindo gosto e odor da água, e microrganismos
3- Elimina microrganismos como bactérias, fungos, vírus e protozoários em segundos, comparado a vários minutos para outros oxidantes;
4- É extremamente seguro, nos Estados Unidos recebeu aprovação GRAS pelo USDA e pelo FDA para contato direto com produtos alimentares;
5- Degrada toxinas criadas por fungos em diversos alimentos, melhorando gosto, aroma e cor do alimento;
6- Neutraliza em média 99,8% dos agrotóxicos em alimentos e efluentes provenientes de sua lavagem;
7- Após minutos, o ozônio se decompõe novamente em oxigênio, não deixando qualquer residual sobre as superfícies, água ou alimentos tratados;
8- Por si só, não afeta o pH da água ou de produtos;
9- Não existe restrição de doses máximas permitidas de ozônio no tratamento de alimentos, pois não deixa resíduos.
10- É produzido no momento em que será usado, isso elimina custos e riscos de armazenagem, como ocorre em outros oxidantes;
11- Melhora a floculação e coagulação de material orgânico em tratamento de efluentes.
12- Remove as cloraminas da água
13- Custo de operação baixíssimo, pois é um equipamento 100% elétrico, sem necessidade de compra de insumos

Porém, devemos lembrar que o tratamento de ozônio na água não é milagroso. Por exemplo, como o ozônio é bastante instável, tende a se decompor rapidamente em gás oxigênio quando entra em contato com a água. Isso significa que é preciso adicionar continuamente ozônio na água para mantê-la purificada, ou utilizar um tratamento complementar com efeito residual para manter a água protegida até passar novamente pelo ozônio.

Além disso, em aplicações industriais ou de grande porte, é importante tomar certos cuidados para garantir que a injeção do ozônio seja feita corretamente. Para essas aplicações profissionais, mecanismos de segurança como um sensor de gás ozônio no ambiente, auto-shut-off da máquina e um destruidor de residual de ozônio são necessários para garantir a proteção dos funcionários e respeitar as normas vigentes. A Ambiental faz parte das associações brasileira e internacional de ozônio e respeita as boas práticas internacionais desde sua fundação. Em aplicações residenciais, como em piscinas e lagos, por se utilizar quantidades muito baixas, não há perigo nenhum no tratamento da água com ozônio.